O comércio feito pela internet, conhecido como “ecommerce”, tem crescido na preferência do consumidor ano após ano. E com as lentes de contato não tem sido diferente. De acordo com reportagem veiculada na revista Exame, a Ótica online já é responsável por 12% do faturamento do segmento de lentes de contato, o que representa cerca de 48 milhões de reais por ano. E a tendência é de mais crescimento nos próximos anos.
Não é muito difícil entender o porquê. A ótica online permitiu que os fabricantes atendam novas regiões e pessoas que residem em locais onde não existem lojas que comercializem lentes de sua preferência.
Isso sem contar com a praticidade de comprar pela internet e receber seu produto em casa. O fato das compras online estarem se tornando cada vez mais seguras também contribui para essa evolução.
Compras pela internet já eram uma tendência crescente, nesse ano ganhou uma força tão expressiva chegando a um aumento de 71% comparado ao mesmo período no ano passado. O ambiente digital se tornou uma oportunidade única para crescimento de qualquer negócio.
A ótica online está tornando um mercado mais acessível aos fornecedores, impulsionando o crescimento do mercado global de lentes de contato.
Sendo assim, iremos abordar a seguir algumas dicas que irão te ajudar a obter mais êxito no seu negócio online.
Para quem você está vendendo suas lentes? Quais problemas e desafios seu público-alvo possui? Onde essas pessoas estão localizadas e quais interesses elas têm?
Você precisa responder a essas perguntas antes de realmente vender.
Também é muito importante definir o posicionamento do seu produto: coloque-se no lugar de seus clientes e pergunte-se: por que preciso comprar este produto?
Isso ajudará você a identificar o ajuste do mercado do produto e a estratégia de e-commerce.
Sim, o site é importante. Se você não deseja gastar muito dinheiro no começo, use alguns criadores de sites gratuitos, que não exigem muito conhecimento técnico.
Porém, leia sobre otimização de postagens, pois é o que irá atrair clientes em potencial até você.
Algumas dicas:
Benchmarking é uma estratégia de marketing através da qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica, a fim de melhorar a forma como desempenha uma função semelhante.
Portanto, visite os sites de seus concorrentes e observe como eles desenvolvem seu trabalho. Descubra como eles adquirem seus clientes, obtenha algumas ideias e trace sua estratégia.
Pontos que devem ser levados em consideração em qualquer ótica online:
Se você não sabe para onde está indo, nunca irá a lugar algum! Portanto, cadastre seu site de análise de acessos (o Google Analytics é suficiente) e acompanhe as métricas mais relevantes para seu negócio.
Experimente os canais de aquisição de marketing. Invista em estratégias de retenção. Descubra quais são os conteúdos que mais geram acessos e repita.
E, finalmente, atenção à entrega de suas lentes. Após todo o trabalho realizado para criar uma boa estratégia de uma ótica online, usando corretamente as mídias sociais e desenvolvendo um site funcional, quando a compra for realizada, a experiência da entrega também deve ser a melhor possível.
Avalie a viabilidade de trabalhar com frete gratuito, ou que pelo menos tenha valores atrativos, e certifique-se de que seus clientes recebem a mercadoria no tempo previsto.
Esperamos que essas dicas possam contribuir para o sucesso de sua ótica online!
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